Casa Iteso Clavigero - Luis Barragán

Luis Barragán (1902-1988) é um dos arquitectos mais importantes e influentes da arquitectura mexicana. A primeira etapa da sua obra, compreendida entre 1927 e 1935, desenvolve-se em Guadalajara, a sua cidade natal. 

As obras que constrói nesse período caracterizam-se por uma mistura de várias influências, da arquitectura colonial, popular e rural daquela região, com elementos da arquitectura mediterrânea, que apreendeu na sua viagem pela Europa em 1924.

Em 1929 Barragán recebe a proposta para projectar A Casa Iteso Glavigero (Casa Efraín González Luna), que viria a ser uma das suas obras mais importantes da primeira fase da sua carreira.
© João Pedro Barbosa



















Situada numa zona da cidade que na época era habitada pela burguesia, integra-se num amplo terreno de 1750m2. Ladeada por duas parcelas, construídas em toda a sua largura, das quais se afasta, ganhando a sua individualidade, através do vazio criado, que dá lugar a oeste ao caminho para a garagem e a este a um jardim.

Caracterizada pela generosidade dos espaços interiores e pelas grandes superfícies verdes do terreno, a casa distribui-se em dois pisos. No piso térreo desenvolvem-se todas as funções elementares de uma habitação e no piso superior encontra-se a biblioteca González Luna e a capela, abraçados por um terraço, que corresponde á cobertura da quase totalidade do piso inferior.

O que mais me tocou, foi a mudança de ambiente, a forma como desde a rua até ao interior da casa, a atmosfera foi trabalhada por Barragán. Nas ruas quentes de Guadalajara, este espaço “entre”, onde podemos encontrar a sombra, aparece-nos como um oásis no deserto.
                    © João Pedro Barbosa
© João Pedro Barbosa
A habitação afasta-se da rua, criando um jardim como filtro, que pontua uma sequência de espaços, que precedem a entrada na casa. Entramos do lado direito do lote e viajamos através do jardim por um pavimento em pedra, que nos conduz por vários níveis e ambiências até ao interior da casa, proporcionando um acesso gradual desde a rua. 
                                       © João Pedro Barbosa
© João Pedro Barbosa
Os sólidos muros de carga, são recortados por aberturas de diversos formatos, concebendo diferentes maneiras de fazer entrar luz natural em cada espaço. A luz que vem de cima para iluminar a capela, os rasgos verticais das escadas e do corredor, as aberturas altas da sala de estar que não têm vista, servem apenas para iluminar. A maciça porta de entrada que bloqueia qualquer contacto com o exterior, contrastando com a porta de acesso ao pátio, com rasgos translúcidos, insinuando o que podemos encontrar do outro lado.

“La función de la arquitectura debe resolver el problema material sin olvidarse de las necesidades espirituales del hombre.” Luis Barragán

João Pedro Barbosa