Arquitectura - Bruno Barbosa, Inês Ferreira, João Barbosa, Pedro Costa e Sandra Paulo
Concurso - Concepção de Estátua a São Nuno de Santa Maria
Location of the land of intervention |
Respondendo ao repto lançado pela Santa Casa da Misericórdia de Barcelos e após uma análise da biografia de São Nuno de Santa Maria deparamo-nos com uma figura cujo percurso de vida pautou-se por diversos momentos relevantes para a história. Herói Nacional, conciliou o espírito guerreiro com os mais elevados sentimentos religiosos, são exemplos a vitória na Batalha de Aljubarrota em 1385 e a construção do Convento do Carmo em Lisboa iniciada em 1389. Assim como, na expressão de Ortega e Gasset “ O Homem é ele e as suas circunstâncias”, a representação de São Nuno de Santa Maria não se reduz apenas à sua imagem, é também o seu percurso de vida.
Model of the proposal submitted to the competition |
Logo, a nossa intervenção não se limita a uma representação figurativa isolada, mas sim, a uma instalação na qual ela se enquadra. A instalação assume-se no terreno em forma de “promenade”, pontuada por 71 peças que simbolizam os anos de vida de São Nuno de Santa Maria. Estas peças variam a sua materialidade consoante a relevância biográfica, sendo as mais importantes inscritas em peças de bronze, com acabamento em pintura de alta temperatura de protecção à água e as restantes realizadas em tela microperfurada iluminada pelo seu interior. A “promenade” ascendente tem início numa peça horizontal representativa do ano em que nasce, passa por duas peças com maior carga simbólica; Batalha de Aljubarrota e integração no Convento do Carmo; nestes dois momentos a distância entre peças aumenta ganhando destaque tanto na relação visual com o entorno, como na composição da sua sombra.
Images of the proposal submitted to the competition |
A “promenade” termina na estátua a São Nuno de Santa Maria. Um prisma em bronze no qual se encontra esculpido o negativo de uma figura, que para além de santo evidência a faceta de guerreiro e lutador. A estátua marca a última etapa da sua vida e eterniza a sua imagem. No que se refere ao pedestal, este assume-se não como um suporte da estátua, mas sim como um elemento que apela à contemplação da mesma. No pedestal estão ainda inscritos dois factos post-mortem referentes a São Nuno de Santa Maria, a sua beatificação em 1918 e a sua canonização em 2009.