Estátua a D.Nuno Álvares Pereira

Arquitectura - Bruno Barbosa, Inês Ferreira, João Barbosa, Pedro Costa e Sandra Paulo
Concurso - Concepção de Estátua a São Nuno de Santa Maria
Localização - Barcelos, Portugal

















Location of the land of intervention
O presente concurso público, visa homenagear São Nuno de Santa Maria, excelso condestável do reino, sétimo Conde de Barcelos, Herói Nacional e Santo Português. À falta de um elemento simbólico perene que demonstre o agradecimento e louvor que as gentes de Barcelos sentem por nobre conde de sua terra, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos presta esta justa homenagem. Esta reflecte-se na concepção de uma estátua e pedestal a São Nuno de Santa Maria – D. Nuno Álvares Pereira, incluindo os arranjos exteriores da zona envolvente, junto do conjunto Monumental em pleno Centro Histórico de Barcelos.

Respondendo ao repto lançado pela Santa Casa da Misericórdia de Barcelos e após uma análise da biografia de São Nuno de Santa Maria deparamo-nos com uma figura cujo percurso de vida pautou-se por diversos momentos relevantes para a história. Herói Nacional, conciliou o espírito guerreiro com os mais elevados sentimentos religiosos, são exemplos a vitória na Batalha de Aljubarrota em 1385 e a construção do Convento do Carmo em Lisboa iniciada em 1389. Assim como, na expressão de Ortega e Gasset “ O Homem é ele e as suas circunstâncias”, a representação de São Nuno de Santa Maria não se reduz apenas à sua imagem, é também o seu percurso de vida.

Model of the proposal submitted to the competition
Logo, a nossa intervenção não se limita a uma representação figurativa isolada, mas sim, a uma instalação na qual ela se enquadra. A instalação assume-se no terreno em forma de “promenade”, pontuada por 71 peças que simbolizam os anos de vida de São Nuno de Santa Maria. Estas peças variam a sua materialidade consoante a relevância biográfica, sendo as mais importantes inscritas em peças de bronze, com acabamento em pintura de alta temperatura de protecção à água e as restantes realizadas em tela microperfurada iluminada pelo seu interior. A “promenade” ascendente tem início numa peça horizontal representativa do ano em que nasce, passa por duas peças com maior carga simbólica; Batalha de Aljubarrota e integração no Convento do Carmo; nestes dois momentos a distância entre peças aumenta ganhando destaque tanto na relação visual com o entorno, como na composição da sua sombra. 
















Images of the proposal submitted to the competition

A “promenade” termina na estátua a São Nuno de Santa Maria. Um prisma em bronze no qual se encontra esculpido o negativo de uma figura, que para além de santo evidência a faceta de guerreiro e lutador. A estátua marca a última etapa da sua vida e eterniza a sua imagem. No que se refere ao pedestal, este assume-se não como um suporte da estátua, mas sim como um elemento que apela à contemplação da mesma. No pedestal estão ainda inscritos dois factos post-mortem referentes a São Nuno de Santa Maria, a sua beatificação em 1918 e a sua canonização em 2009.