Estação Imagem | 5th place

Arquitectura - Bruno Barbosa, Inês Ferreira, João Teles Barbosa e Pedro Costa
Concurso - Antiga Estação dos Caminhos de Ferro de Mora | Estação Imagem 
Localização - Mora, Portugal

















Com base no desafio proposto - CONCEÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE REMODELAÇÃO DA ANTIGA ESTAÇÃO DO CAMINHO DE FERRO DE MORA / ESTAÇÃO IMAGEM - pretende-se respeitar o passado e promover uma imagem de contemporaneidade para Mora.
Desde logo, o ‘respeito’ pelo passado e a sua correcta integração em novas soluções programáticas e construtivas, foi uma preocupação. Assim, procuramos manter a linha de alçados (a norte e a sul) das duas pré-existências (estação e armazém), sem qualquer ruído visual, permenecendo a memória do conjunto intacta. Uma regra que orientou as nossas soluções de implantação no que respeita à ampliação realizada e necessária de um novo edifício.
A implantação da ESTAÇÃO IMAGEM, veio dar continuidade à antiga plataforma de embarque, consolidando o vazio existente a poente e definindo novos limites para o Largo da Estação.




O desenho do novo volume, resultou da linearidade implicita na distribuição volumétrica das pré-existencias, assim como da geometria do lote e da radialidade das exigências programáticas.
Desta forma, a volumetria ortogonal abraçou as pré-existências, encaixando-se e marcando a boca de entrada da ESTAÇÃO IMAGEM. O volume procura a sua integração na imagem contínua do casario, definido por cérceas marcadamente baixas que pontuam as vizinhas planícies, segundo o qual, optamos por uma solução de 1 piso e cobertura de duas águas.
Um volume abstracto, de linhas contemporâneas, que se integra e liga ao conjunto das pré-existências, cosolidando uma silhueta única. Procurou-se que a nova intervenção fosse um novo estado de algo que no essencial permanece.